Quais são as principais peças contábeis da minha empresa?

Quais são as principais peças contábeis da minha empresa?

Quais são as principais peças contábeis da minha empresa?

Outra dúvida de empreendedores é com relação às peças contábeis que são emitidas pela contabilidade da sua empresa. Muitos, simplesmente, recebem esses documentos, colocam na gaveta e apresentam apenas para bancos ou fornecedores, quando necessário.

Isso é um grande erro, afinal, nesses documentos estão contidas as mais valiosas e cruciais informações para o seu negócio. Elas podem servir como um mapa que guiará o seu empreendimento a outro estágio de faturamento e geração de resultados.

Portanto, saiba agora quais são as principais demonstrações contábeis emitidas para a sua empresa.

 

Balanço Patrimonial
O Balanço Patrimonial é uma das demonstrações contábeis mais conhecidas. Por meio dele, você terá a posição da situação da sua empresa ao final de um ano. Além disso, nele, é possível verificar o saldo das contas de caixa, bancos, clientes a receber, fornecedores e empréstimos a pagar, bem como o seu patrimônio como um todo.

Demonstração de Resultados
Já a Demonstração de Resultados servirá para demonstrar o lucro ou prejuízo que a empresa obteve em determinado período. Com ela, você será capaz de visualizar todos gastos e receitas que foram obtidos durante o ano.

Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC)
A Demonstração do Fluxo de Caixa, como o próprio nome sugere, servirá para demonstrar a entrada e saída de recursos em espécie do seu caixa ou de contas bancárias que a empresa utiliza. A DFC será de apresentação obrigatória para algumas empresas e deve compor obrigações acessórias, como o SPED Contábil. Além do mais, essa é uma excelente ferramenta de gestão para o seu empreendimento.

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL)
Enquanto que a DMPL é um demonstrativo que informa as mutações que ocorreram no patrimônio líquido da sua empresa, tais como a distribuição de lucros e a própria integralização de capital, vistos em outro tópico deste artigo. Por meio dela, você poderá identificar como o patrimônio líquido da sua empresa variou ao longo do tempo, as distribuições que foram efetuadas, lucros ou prejuízos auferidos. Além de ser uma excelente ferramenta de gestão para o seu negócio, algumas empresas são obrigadas a apresentarem esse documento à Receita Federal juntamente ao seu Balanço Patrimonial e demonstração de resultados.


Publicado em: 01/01/1970 00:00:00
Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp