O faturamento é o valor total das vendas de uma empresa em um determinado período de tempo, diário, semanal, mensal, enfim, todo dinheiro derivado da venda de bens e serviços que quando somados, o resultado é o faturamento da empresa.
Calcular o faturamento não é difícil, primeiro é preciso determinar um período de vendas com início e fim para ser avaliado, então imagine que você a sua empresa comercializa camisetas personalizadas e vendeu 100 unidades no período de 01 de abril até o dia 31, cada uma dessas camisetas custaram R$50,00, deste modo o faturamento que a empresa teve neste período foi de R$5.000,00.
Veja bem, para obter o resultado, basta multiplicar o preço (R$50,00) da venda do produto ou serviço pelo número total de unidades (100) vendidas dentro do período determinado, o resultado é o faturamento obtido naquele período.
Já o lucro, conforme falamos no início, é proveniente do faturamento, ou seja, para saber quanto a sua empresa está lucrando, primeiro é preciso saber quanto ela está faturando. Por sua vez, o lucro é o valor que sobra após uma empresa deduzir todas as despesas e custos (produtos, salários de funcionários, impostos e qualquer outro gasto).
Para calcular, estabeleça um período em que você já sabe quanto a sua empresa teve de faturamento, assim como já deduziu todas as despesas que o negócio teve durante este período. Usando o exemplo anterior da vendas das camisetas personalizadas no mês de abril, vamos imaginar que a produção de cada camiseta fosse R$15,00 o que totaliza R$1500, 00 por serem 100 unidades. Além do mais, a empresa também gastou R$200,00 reais com marketing, R$350,00 em frete e serviços logísticos e um total de R$500,00 em impostos.
Sendo assim o cálculo seria os R$5.000,00 de faturamento, menos as despesas (R$1.500 + R$200 + R$350 + R$500) que dá um total de lucro de R$2.450,00, este é o lucro da empresa.
Rentabilidade é a capacidade de retorno de um investimento, isto é, o quanto a sua empresa vai ganhar com o dinheiro aplicado. A rentabilidade é um indicador que tem como base o lucro líquido, então o cálculo seria: Rentabilidade = (Lucro Líquido / Investimentos) x 100, o resultado é o retorno que a sua empresa teve com o investimento. O Lucro Líquido é o rendimento real de uma empresa que é determinado por meio do cálculo entre a receita total e o custo total, para descobrir é preciso deduzir todos os tipos de despesas.
Calcular a rentabilidade é muito importante para ajudar a identificar se os investimentos estão sendo rentáveis, e assim, é possível saber ou não se deve dar continuidade às estratégias ou começar a traçar novos planos.
Conforme explicamos mais acima, o faturamento é o valor total das vendas de uma empresa, de acordo com sua atividade em um determinado período, por isso não existe um grande mistério para aumentar o faturamento, neste caso é preciso traçar estratégias eficazes para que o seu negócio venda mais.
No entanto, é preciso levar em consideração alguns fatores como: a mão de obra disponível, a capacidade de produção, mix de produtos oferecidos, preço e a demanda do mercado. Se por algum motivo for necessário o aumento da produção, então também será preciso fazer investimentos, por isso é tão importante conhecer as definições de faturamento e lucro para prover a sustentabilidade e o desenvolvimento da empresa.
Sendo assim, para aumentar o faturamento da empresa, antes de tudo, é preciso aumentar as vendas, porém arrecadando mais com a comercialização dos produtos ou serviços, ou seja, produzir mais, vender mais, desde que haja demanda para isso.
É importante entender que um faturamento maior não significa aumento dos lucros mesmo que, para aumentar o faturamento de uma empresa, seja necessário aumentar as vendas e a capacidade de produção, consequentemente, se neste caso a sua empresa precisa vender mais, então também precisará gastar mais com a compra de insumos para dar conta da demanda.
Em razão disso, para aumentar o lucro do seu negócio, é fundamental considerar uma série de medidas como: fazer programação da produção, gerir o estoque de forma eficiente, e principalmente, realizar uma planejamento estratégico, é por isso que para aumentar o lucro de uma empresa é importante tomar medidas administrativas eficientes, porque vender mais não significa necessariamente ganhar mais.
Além disso, você também pode levar em consideração essas dicas para aumentar o lucro do seu negócio:
Como você pôde perceber, entender a diferença entre lucro e faturamento é imprescindível para justificar os ganhos e investimentos de uma empresa. É fato que uma empresa cresce quando vende mais, no entanto de nada adianta faturar mais e gastar além do que fatura, isso pode prejudicar os negócios, o segredo para o sucesso é fazer um bom planejamento e estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo, desta forma você não será surpreendido com imprevistos e pode ter mais controle dos investimentos realizados, bem como os resultados que deseja alcançar para a empresa.
Se você precisa de ajuda para calcular o faturamento e o lucro da empresa, não hesite em nos chamar. Para que seu negócio permaneça em constante desenvolvimento, traçamos estratégias financeiras e assertivas ideal para cada tipo de negócio.