Confira cinco dicas para se preparar e vender mais no seu e-commerce nesta Black Friday.
Uma das datas mais importantes para a venda de produtos e serviços acontece agora no segundo semestre do ano. Em 2025, a Black Friday será em 28 de novembro e impulsiona diversos setores, em especial as vendas online. Aproveite as dicas que elencamos aqui e prepare-se para a Black Friday 2025 no seu e-commerce.
Qual o impacto da Black Friday nas vendas do comércio eletrônico?
A Black Friday é uma data comercial criada para impulsionar vendas e celebrada sempre na última sexta-feira do mês de novembro. Em 2025, a data cairá no dia 28 e é essencial preparar sua loja para a data, que é uma das principais do ano para os comerciantes.
Para se ter uma ideia, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) espera que os e-commerces tenham um faturamento de 13,34 bilhões de reais durante o período da Black Friday de 2025. Esse valor representa um crescimento de 14,74% em relação a 2024.
Com esse tradicional boom nas vendas durante o período, o impacto da Black Friday nas vendas do comércio eletrônico é um dos mais relevantes, junto a períodos como o Natal e o Ano Novo.
Esse aquecimento nas vendas exige também uma movimentação em relação a ações de marketing, preparo das equipes de atendimento e, claro, estratégias de venda.
Prepare-se para a Black Friday 2025: cinco dicas para e-commerces
Entendendo a importância dessa data comercial para um e-commerce, é hora de se preparar para a Black Friday 2025. Para isso, elencamos cinco dicas práticas e os motivos para você começar a aplicá-las no seu comércio digital já.
1. Crie uma estratégia para gerenciar o estoque pré-Black Friday
Um e-commerce muitas vezes não conta com grande espaço físico para estoque. Por isso, antes de eventos como a Black Friday é essencial que o dono do negócio crie uma boa estratégia para gerenciar este estoque.
Se tiver espaço e puder receber um grande volume de uma só vez, vale a pena negociar a compra de grandes quantidades dos produtos que espera vender mais. Assim, o empresário pode conseguir desconto pelo volume de compra e fazer campanhas massivas para incentivar grandes compras dos clientes também.
Porém, dependendo do tamanho do seu estoque e do próprio volume de vendas que você estiver esperando para a Black Friday 2025, pode ser melhor ir criando o estoque aos poucos.
Dependendo do produto ou matéria-prima, comprar em diferentes momentos pode garantir preços melhores também, além de evitar que a empresa gaste muito dinheiro em uma só tacada.
2. Analise de como os concorrentes se comportam na Black Friday
Antes de criar uma grande campanha para a Black Friday, faça uma análise do seu setor e entenda como os concorrentes trabalham nessa data.
Algumas áreas podem investir mais pesado em ofertas ligadas ao volume de compra enquanto em outras é mais vantajoso ter um cupom de desconto por item ou até frete grátis.
Analise a concorrência e defina o que você pode tirar de melhor dessa data.
3. Conheça seu público e as expectativas dele
Já que falamos em analisar a concorrência, é essencial também ouvir seu próprio público-alvo. Talvez seu e-commerce possa inovar no momento em que entende exatamente o que os clientes querem.
Para isso, você pode criar enquetes nas redes sociais ou até convidar os clientes fieis a participarem de uma pesquisa. Lembre-se de só incluir nessas perguntas aquilo que seu e-commerce conseguiria de fato entregar, assim ninguém sairá frustrado.
4. Escolha um canal para ser o principal divulgador da campanha
Seu e-commerce pode ter diversos canais de contato com consumidores, como site, anúncios no Google, redes sociais e e-mail marketing. Mas na hora de criar uma campanha de grande investimento, é interessante que um destes canais seja eleito como o principal.
Assim, sua equipe de vendas e atendimento consegue direcionar o foco para um desses espaços. Isso ajuda a melhorar a qualidade de retorno aos consumidores e, assim, garantir um feedback mais positivo dessa experiência.
5. Organize um cronograma de marketing e atendimento
Com as ações anteriores definidas, é preciso ter um cronograma de marketing e atendimento pensado para um período de alta demanda. Por isso, além de planejar posts nas redes sociais e publicidades, é importante incluir a equipe de atendimento nesse plano.
Ser bem atendido é essencial para garantir que o cliente fique satisfeito nesta compra e até se torne consumidor fiel após a Black Friday.
Por isso, planeje e teste ferramentas como inteligências artificiais para seu site e respostas automáticas para iniciar os diálogos com clientes, mas, se possível, treine uma equipe de suporte para concluir os atendimentos.
Ser atendido por um funcionário bem treinado pode ser um diferencial para agilizar uma compra ou resolver uma dúvida. E, em meio a tantas automações, isso pode ser um diferencial.