Descubra como vender mais e melhor em 2022

Descubra como vender mais e melhor em 2022

Sobre o que estamos falando?

  • Para vender mais e melhor em 2022, ter produtos e serviços de qualidade não é o suficiente. É preciso se planejar, conhecer bem o seu negócio e aprimorar o seu relacionamento com o cliente;
  • Confira aqui 8 dicas para turbinar as suas vendas em 2022 e descubra como aproveitar as épocas sazonais para vender mais;

Ter produtos e serviços de boa qualidade, um atendimento excelente e preços imbatíveis: para vender mais e melhor em 2022, é preciso mais do que isso!

Primeiro, é preciso de um bom planejamento, com objetivos e metas bem definidas, até um oferecer um bom treinamento de vendas para os seus colaboradores. Nesse processo, a tecnologia pode e deve ser a sua principal aliada. Mas, para isso, conhecer bem o cliente é indispensável.

Se você ainda não sabe por onde começar, continue a leitura deste conteúdo e veja como colocar tudo isso em prática para vender mais em 2022!

 

8 dicas de como vender mais e melhor em 2022

 

1. Tenha um planejamento estratégico anual

O planejamento estratégico deve guiar todas as ações da sua empresa durante 2022. Por isso, deve ser feito antes da chegada no novo ano ou logo no começo do mesmo. Nele, deve constar:

Com o planejamento estratégico em dia, você e os seus colaboradores ficam na mesma página sobre os objetivos da empresa e conseguem reconhecer o seu papel, de forma prática, no negócio. Precisa de ajuda para criar o seu? Clique aqui e baixe grátis o nosso modelo de planejamento anual.

2. Conhecer seu público a fundo

Ao conhecer melhor seu público, você descobre as suas preferências, o que ajuda muito na hora de oferecer uma experiência diferenciada para seus clientes. Para isso, comece analisando os números de vendas e os comentários que seus clientes fazem sobre o seu negócio em diversas plataformas. 

Investindo em uma boa experiência de compra, você fideliza consumidores e economiza tempo e dinheiro, focando no que realmente importa: fazer com que sua empresa cresça. Inclusive, você pode até estudar retirar um produto ou serviço do seu catálogo que não está vendendo tão bem. 

3. Aposte em um bom treinamento de vendas

Para vender mais e melhor, depois do planejamento, a ação mais importante é buscar capacitação para os colaboradores da empresa, mesmo que os vendedores já tenham um bom desempenho. 

Assim, você e a sua equipe poderão aprender como aplicar técnicas de negociação, de vendas e gatilhos mentais. 

Isso vale não apenas para quem lida diretamente com o cliente e sim, para todos os seus funcionários: independentemente da função exercida, qualquer um deles pode (e deve!) oferecer os produtos e serviços da empresa. 

4. Divulgar bem seus produtos e/ou serviços 

Como você vai atrair mais clientes e vender mais em 2022 se as pessoas não conhecem a sua empresa e nem sabem o que você vende?

O seu público precisa saber quem é você e todas as informações sobre a sua empresa, produtos e serviços. E, se você pensou em criar perfis nas redes sociais, não errou, mas saiba que isso ainda não é suficiente. 

Divulgue a sua marca para além do ambiente digital. Vá ao encontro do seu cliente em locais que provavelmente ele frequenta, como eventos e em outras empresas parceiras. Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado!

5. Tenha um bom fluxo de pós-venda

O relacionamento com o cliente não acaba quando ele finaliza a compra. Afinal, é ideia é que sempre esteja comprando com a sua empresa, concorda?

Para vender mais e melhor em 2022, planeje o seu pós-venda:

6.Retome o contato com quem não comprou

Que tal entrar em contato com aquele cliente que não compra há muito tempo na sua empresa?

De acordo com um dos maiores nomes do marketing, Philip Kotler, manter um cliente chega a ser até 7 vezes mais barato do que conquistar um novo. 

Por isso, convide aquele cliente a comprar novamente na sua empresa e pergunte o motivo da sua ausência. Em alguns casos, pode até ser que tenha acontecido algum problema que você desconhece. 

7. Acompanhe os resultados das suas vendas

A melhor forma de saber se as suas promoções estão dando certo ou não é acompanhando o volume de vendas. 

Fazendo isso, caso uma oferta não esteja tendo um desempenho muito bom, você pode decidir mais rapidamente sobre isso, com investir mais na divulgação ou até suspender a ação. 

Nesse acompanhamento, o uso da tecnologia é indispensável. Afinal, dependendo do seu volume de vendas, anotar cada uma delas pode ser inviável. 

8. Use a tecnologia a favor do seu negócio

A tecnologia impacta positivamente todos os setores de um negócio, do estoque ao atendimento ao cliente.

No estoque, pode ajudar você a monitorar com mais assertividade os pedidos, evitando a falta ou a sobra de itens; no atendimento ao cliente, ou seja, nas vendas, usando um ERP online, é possível saber o que vende mais e o que sai menos. 

Já o setor financeiro e a contabilidade, cheios de atividades burocráticas, podem se tornar bem mais simples de monitorar com uma plataforma de gestão. 

À medida que a empresa cresce, a necessidade de profissionalizar o gerenciamento também aumenta e novos recursos são necessários para isso, indo além do papel e caneta e das planilhas. 

Do contrário, você começará a ter problemas e, como consequência, perder vendas. 

Aproveite as sazonalidades para sua empresa vender mais 

Em 2022, teremos um total de 9 feriados nacionais, sendo que a maior parte cairá às quartas-feiras. 

Se para alguns as datas comemorativas são sinônimos de lojas fechadas e perda de vendas, para outros as épocas sazonais são perfeitas para vender mais. 

O segredo está em conhecer o seu público para descobrir quando eles costumam comprar mais ou menos do seu negócio. Além disso, para vender mais e melhor nas épocas sazonais, outros aspectos precisam ser considerados. Veja quais são.

Preveja a demanda dos produtos

Se você já sabe que no Natal e no dia das mães a sua empresa costuma vender um certo tipo de produto ou serviço, converse com seus fornecedores com antecedência. 

Assim, além de evitar a falta de mercadorias e/ou insumos, você consegue negociar preços e prazos melhores, bem como se programar para armazenar um estoque maior.

Pense em ações diferenciadas 

Na Black Friday, a maioria das empresas baixa os preços para liquidar o estoque. No Natal, é comum que as lojas ofereçam opções como brindes ou frete grátis acima de um determinado valor em compras.

Você pode apostar em todas essas ações, mas não deixe de pensar em algo diferente como:

Contrate uma equipe temporária

Se no dia dos pais o seu volume de vendas é maior e você sempre recebe muitas reclamações por demora no atendimento, faça diferente esse ano: contrate mais pessoas durante o período para atender a essa demanda. 

Lembre-se que alguns desses clientes estão visitando a sua empresa pela primeira vez e, se de cara, tiverem uma má impressão principalmente no atendimento, as chances de retornarem são poucas. 

Personalize a sua empresa para o período

Para chamar a atenção do cliente, personalize a sua empresa para a data comemorativa. Se você tem um ponto físico, use uma decoração temática e vale até convidar os colaboradores a entrarem no clima. Agora, se a sua empresa for virtual, não deixe de personalizar o site.

Em ambos os casos, não deixe as redes sociais de fora: personalize a foto do perfil, as postagens e até as mensagens enviadas aos clientes.

Nas vésperas do ano novo, você pode iniciar ou finalizar o atendimento desejando boas festas, por exemplo. 

Invista nas redes sociais 

Através das redes sociais, você pode divulgar as suas ações promocionais sem precisar gastar tanto, além de alcançar um grande número de pessoas. Para isso:

Deixe claro no seu perfil as formas de pagamento, entrega, detalhes dos produtos ou serviços e valores. 

Elabore uma programação de postagens e considere horários alternativos, como domingo à noite, por exemplo;

Faça publicações agradáveis visualmente, sem muitas informações e combinando com o tema da data comemorativa. Você pode usar o Canva, ferramenta com versão gratuita para criação de posts;

Crie um conteúdo que seja interessante, evitando postar somente promoções. Se você vende livros, dar dicas de leitura pode ser uma alternativa, por exemplo;

Descubra qual rede social seu público usa mais. Faça pesquisas, que podem ser impressas, por telefone ou até digital, pelo Google Forms;

Investir em causas sociais. Além de atrair mais clientes, você também pode ajudar a quem precisa. Alguns exemplos são recolher alimentos e roupas na empresa e fazer doações.

Oferecer brindes diferentes: copo e chaveiro todo mudo já faz, não é mesmo? Dê presentes úteis, que realmente simplifiquem o dia a dia dos seus clientes, como blocos de notas ou garrafas de água;

Fazer parcerias com empresas de segmentos diferentes. Se você tem um salão de beleza e seu público em grande parte é formado por mulheres, divulgar as suas ações em lojas de roupas femininas pode ser uma alternativa;

Ofereça descontos e facilidades personalizadas a esses clientes.

Defina um roteiro do que será perguntando. Perguntas sobre a qualidade do produto ou serviço e se o cliente pretende retornar são interessantes. 

Decida quando entrar em contato com o cliente após a compra;

Ações promocionais que serão feitas durante 2022.

Plano de ação com a descrição do que será feito para alcançá-los;

Objetivos principais da empresa e metas para cada setor;

Principais tendências para o ramo de atendimento;

Análise da concorrência;

Pontos de melhoria e diferenciais da empresa;

O que repetir, evitar e ajustar para o ano seguinte;


Publicado em: 01/01/1970 00:00:00
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