Controle de Estoque, por onde começar

Controle de Estoque, por onde começar

Sabemos que o estoque é dos maiores, e mais importante, ativos da empresa. Por isso é de extrema importância que os gestores e responsáveis apurem seus estoques, com cuidado. 

Todos os movimentos precisam ser conferidos e observados, para que se tenha de fato o controle das entradas e das saídas dos produtos. Afinal, para além dos resultados básicos esperados, é também por meio do controle de estoque que as empresas podem conseguir  informações precisas sobre a demanda de seus produtos no mercado. Isso ajuda, ainda, na retenção de gastos em tempo hábil e, portanto, no aumento dos lucros da empresa.

Por isso é tão importante entendermos os principais pontos desse assunto, para estarmos preparados na hora de planejar e de executar os sistemas e modelos de controle de estoque das nossas empresas. 

Sabemos que o estoque pode ser dividido por duas modalidades. Uma modalidade de controle de matérias-primas para a produção industrial de grande ou pequeno porte. E também a modalidade de controle de produtos finais prontos para a comercialização no varejo. 

Mas independente da forma do seu controle, o primeiro ponto a ser considerado na hora de planejar e escolher o sistema que vai gerir seu estoque é considerar que é preciso ter efetividade em toda linha do processo de produtos: desde a produção ou compra, até a venda desses itens. Então antes de escolher um software ERP que atenda às suas demandas, é preciso ter claro para você e para sua equipe quais são as respostas e ações que respondem aos cinco pontos críticos dos modelos de controle de estoque. 

Saiba quais são os 5 pontos para definir no modelo de controle de estoque

1. Planejamento do estoque: O principal ponto de qualquer operação, mas frequentemente esquecido, é o planejamento inicial. Ele é essencial para o sucesso do controle de estoque, que afinal consiste em uma atividade contínua e que deve ser revisada e atualizada com rotina e cuidado. Por isso, antes de implementar qualquer alteração ao modelo de controle é necessário que você planeje passo a passo a fim de evitar erros e interrupções.

2. Manutenção literal de estoque: Para que você consiga garantir que seus produtos não faltem é essencial que seu controle seja rígido e rotineiro.

3. Revisão do controle: Como casta de ações, se você tiver um bom planejamento, seguido do controle do estoque de seus produtos, será preciso ter de forma concomitante uma séria e eficiente revisão das notas fiscais, incluindo as notas de entrada e saída, de forma que possa confrontar esses dados das notas com os itens físicos. Além disso, a revisão de controle do estoque permite que todos estejam atentos aos possíveis danos e produtos avariados.

4. Gerenciamento do controle: Para que todos os pontos anteriores aconteçam com eficiência é preciso que a empresa defina os responsáveis pela realização dos estoques e estabeleça processos capazes de cobrir todos os riscos de erro de contagem. Idealmente, a equipe de contagem deve incluir pessoas que conheçam o funcionamento do armazém e a localização dos produtos.

5. Ferramentas de gerenciamento: Por fim, mas tão importante quanto os outros itens, é preciso que os responsáveis pelo controle conheçam bem o negócio e tenham ferramentas de gerenciamento, que possibilitem calcular e acompanhar o giro de estoque. 

Vantagens do Controle de Estoque 

O planejamento é a base para gerar riqueza à empresa, a falta da gestão do estoque pode até levar uma empresa a falência, o motivo se dá por muitos departamentos financeiros não possuírem um controle de estoque equilibrado, fazem compras excessivas de produtos, sem saber sua real necessidade ou mesmo deixam de comprar os produtos que mais saem.

Desse modo a empresa conseguirá gerir o controle do modelo de estoque de modo eficaz e não ficará com o dinheiro parado em mercadorias,  prejudicando o capital de giro e o  fluxo de caixa da empresa.


Publicado em: 01/12/2021 08:00:00
Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp
Montreal Contabilidade

Abra sua empresa

Conte com a Montreal para agregar valor ao seu negócio. Converse com a gente!