Ser feliz, empreender ou ser feliz empreendendo?

Ser feliz, empreender ou ser feliz empreendendo?

Como na maioria das empresas pequenas, manter um alto crescimento se dá graças a alguns sacrifícios dos sócios. Os momentos de descanso com a família e o happy hour com os amigos várias vezes ficam para trás por causa do trabalho.

Se olharmos o significado de “conciliar” no dicionário, uma das definições é: “chegar a acordo com”. Durante algum tempo, acreditamos que seria tranquilo trabalhar e ter uma vida pessoal em equilíbrio, mas para esses dois se entenderem em um primeiro momento todo empreendedor paga o pato, dormindo cada vez menos.

Mas não se engane, uma hora o corpo não aguenta esse ritmo desesperado.

“Combinar elementos aparentemente divergentes, contrários ou incompatíveis” – é justamente o que a correria desencadeia em nós, com o tempo passamos frequentemente a nos questionar sobre algumas perguntas:

O que eu quero para a minha vida?
Será que vale a pena abrir mão do convívio com a família, amigos e filhos? 
Para ter um negócio que fature 5x mais do que fatura hoje?
Até que ponto vale a pena o seu sacrifício pessoal pelo crescimento da empresa?

Essas respostas não vem sozinhas! Você pode até questionar outras pessoas que tiveram as mesmas escolhas que você só que o resultado final é que não existe de certa forma ˜certo e errado˜.

Alguns irão te dizer que é possível conciliar, outros te dirão para escolher um caminho ou outro e outros te dirão para você seguir o seu coração, isso acaba gerando certa confusão e desânimo.

Tudo se resume de acordo com o seu propósito na vida e nos negócios, é possível conciliar todas essas demandas, mas existe uma condição para que isso tenha sucesso!

“Se a felicidade não é uma das metas do seu projeto, não inicie nada!”

É possível sim conciliar trabalho e vida pessoal, porque se você for feliz com os dois, eles nunca serão conflitantes.

Se você ama aquilo que faz no seu empreendimento assim como ama sua família a resposta está nos seus objetivos! Trabalhar 12 horas por dia no que você gosta não é cansativo, cansativo é trabalhar uma hora no que você não gosta. Ficar com a família que você ama, depois de 12 horas de trabalho, não é cansativo. Pelo contrário, é a melhor forma de recarregar suas baterias para o dia seguinte.

No fim do dia, só sabemos de uma coisa: empreender no Brasil não é fácil, um momento ou outro a gente fraqueja e pensa em desistir. Nessas horas, é muito bom ter uma vida pessoal para a qual fugir – amigos para tomar aquela cervejinha junto, ou a família que te apoia e fica do seu lado.

 Lembre-se: Só se meta onde puder ser feliz!


Publicado em: 01/01/1970 00:00:00
Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp