MEI para YouTuber: como produtores de conteúdo da maior plataforma de vídeos do mundo podem se formalizar

MEI para YouTuber: como produtores de conteúdo da maior plataforma de vídeos do mundo podem se formalizar

O YouTube é uma plataforma de conteúdos em vídeo criada em 2005 pelo trio Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim e adquirida pela Google no ano seguinte por US$ 1,65 bilhão.

Atualmente, o YouTube é a fonte de renda de muitos produtores de conteúdo. Isso porque a plataforma possibilita monetizar as visualizações e ainda paga o adsense pelos anúncios inseridos nos vídeos e vistos até o final.

E mais: dependendo do engajamento do canal e do número de visualizações, o YouTuber, que é o nome dado àqueles que produzem vídeos para a plataforma, pode fazer promoções pagas de produtos e serviços oferecidos por marcas que têm interesse no público desse criador de conteúdo.

Para formalizar essa atividade econômica, alguns criadores de conteúdo abrem um CNPJ, o que torna mais fácil também fechar um job com outras marcas interessadas no alcance do canal.

 

O que é o MEI?

Antes de falarmos se é possível abrir MEI para YouTuber, é importante relembrarmos o que é esse formato jurídico.

O Microempreendedor Individual é um formato instituído pela Lei Complementar nº 128/2008 na intenção de permitir que pessoas que trabalham de maneira autônoma ou liberal pudessem sair da informalidade regularizando suas atividades econômicas.

Com a proposta de reduzir a burocracia do processo de abertura de uma empresa, todas as etapas para se tornar um MEI são feitas online pelo Portal do Empreendedor.

Os requisitos para se tornar um MEI são os seguintes:

  • O faturamento anual não pode ser superior a R$ 81 mil;
  • O titular do MEI não pode ser sócio ou proprietário de nenhuma outra empresa;
  • O titular deve ter mais de 18 anos;
  • Não é permitido contratar mais de um funcionário;
  • A ocupação do MEI deve estar na lista de Classificação Nacional de Atividades Econômicas ( CNAE).

O regime tributário do Microempreendedor Individual é o Simples Nacional.

 

Afinal, posso abrir MEI para YouTuber?

Produtores de conteúdo para o YouTube podem sim se formalizar a partir da criação de um cadastro de Microempreendedor Individual.

Empreendedores digitais em geral sofrem certa dificuldade para se formalizar nesse formato jurídico justamente por não existir uma especificação clara sobre as atividades desempenhadas.

No caso dos YouTubers, não existe um código específico na CNAE para quem produz conteúdos em audiovisual para essa plataforma. Porém, o YouTuber pode se enquadrar nas seguintes atividades:

  • 90.01-9-02 - Produção musical;
  • 59.11-1-01 - Estúdios cinematográficos;
  • 59.11-1-99 - Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente;
  • 59.20-1-00 - Atividades de gravação de som e de edição de música.

Conte com a Montreal Contabilidade para formalizar seu negócio


Publicado em: 01/01/1970 00:00:00
Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp