Como aproveitar a Black Friday sem se endividar

Como aproveitar a Black Friday sem se endividar

O mês de novembro é conhecido, em diversos países do mundo, como uma das melhores épocas para adquirir os mais diversos produtos. Tudo graças à famosa Black Friday que, no Brasil, existe desde 2010.

Em meio a tantas ofertas irresistíveis – que saltam aos olhos do consumidor, fica difícil controlar o cartão de crédito. Mas, será que existe uma maneira de aproveitar a Black Friday sem se endividar?

A resposta para esta pergunta é: com certeza! Existe sim maneiras simples de fazer boas compras durante este período sem contrair dívidas e causar estragos em sua vida financeira. Continue a leitura do texto de hoje e aprenda a fazer a Black Friday valer a pena para você e para o seu bolso!

 

De olho nos preços

 

A primeira dica para quem deseja fazer boas compras na Black Friday é ter atenção redobrada nos preços durante este período do ano. Existem boas ofertas nos mais diversos sites e lojas físicas do país, mas também existem falsas promoções.

É comum que o consumidor se depare, por exemplo, com produtos com descontos irreais – obtidos graças à inflação nos preços originais dos itens à venda. É o caso daquele liquidificador ou do celular que é anunciado pelo dobro do preço original, com desconto de 50%. Ou seja, zero de desconto real!

Para evitar cair nestas armadilhas, é imprescindível que o consumidor pesquise o produto de seu interesse em diversos sites antes de efetivar uma compra. Se possível, é altamente recomendado também acompanhar a evolução dos preços dos produtos dias antes da Black Friday, no final de novembro.

Se você pretende comprar um ou mais produtos, vale a pena anotar os preços de comercialização antes do período promocional e compará-los na Black Friday – a fim de verificar se, de fato, está sendo ofertado um bom desconto.

 

Lojas confiáveis

 

Comprar em lojas confiáveis é um passo fundamental para não entrar em furadas e perder dinheiro na Black Friday. Nesta época, é cada vez mais comum encontrar lojas online pouco confiáveis oferecendo produtos a preços arrasadores.

Se a esmola for demais, no entanto, desconfie.

Isso porque são muitas as lojas online que não oferecem ao consumidor a segurança adequada para uma compra, enquanto outros tantos sites são colocados no ar apenas com o objetivo de enganar o consumidor, roubar dados ou até mesmo vender produtos que não existem – resultando em perdas de dinheiro.

O PROCON costuma divulgar, todos os anos, uma lista bastante ampla de lojas que devem ser evitadas pelos compradores durante a Black Friday. Para uma compra segura e para evitar cair em ciladas, vale muito a pena tomar nota desta lista e evitar as lojas mencionadas pelo órgão de defesa do consumidor.

Uma outra alternativa é verificar o nome da loja onde você pretende adquirir um produto em sites de reclamações na internet, a fim de identificar possíveis fraudes ou problemas envolvendo a loja através das experiências de compra de outros consumidores.

 

Prazos de entrega e frete

Quem deseja ter uma boa experiência e não perder dinheiro na Black Friday deve se atentar também aos prazos de entrega e ao frete. Existem muitas lojas que, para baratear o preço dos itens à venda e conquistar a atenção do consumidor, colocam prazos absurdos para entrega do produto ou cobram fretes abusivos.

Não é incomum, por exemplo, encontrar pessoas que pagam um valor por determinado produto e duas ou três vezes mais pela entrega do item. Esta cobrança absurda, muitas vezes, acaba sendo percebida pelo consumidor apenas após a finalização da compra e do pagamento.

Por isso, ao se interessar por um produto, verifique os prazos de entrega e o frete cobrado pela loja. Somente desta forma você saberá se, de fato, está fazendo uma boa compra durante a Black Friday.

 

Compra consciente

Em meio a tantas ofertas imperdíveis e arrasadoras, fica difícil economizar. Apesar disso, fazer uma compra consciente em épocas de promoção é a melhor maneira de economizar dinheiro e evitar desperdícios.

Antes de sair comprando tudo o que vê pela frente, procure analisar se você realmente precisa daquele item ou se você está comprando por impulso. Desta forma, você evita comprar demais e, principalmente, deixa de gastar dinheiro com itens que ficarão esquecidos para sempre no armário.

Uma boa maneira de evitar as compras de produtos que“valem a pena ser adquiridos porque estão com um preço ótimo” é manter o foco naquilo que você já tem interesse – ou necessidade de comprar. Ao visitar lojas online, concentre-se nos produtos de seu interesse e não se deixe levar pelas ofertas irresistíveis que, comumente, levam o consumidor a comprar demais e se endividar.

 

Atenção às finanças (e ao cartão de crédito)

Nenhuma destas dicas, no entanto, é mais importante que esta: manter 100% da sua atenção às suas finanças e ao cartão de crédito. Você pode tomar todos os cuidados para comprar de maneira segura, encontrar produtos com bons preços e comprar algo que, de fato, lhe trará um benefício, mas nada disso fará sentido se suas finanças e o seu cartão de crédito não estiverem sob controle.

Antes de comprar alguma coisa, procure analisar suas finanças, o limite do seu cartão de crédito e verifique se aquele custo não atrapalhará seu orçamento. Afinal, não adianta comprar um produto na promoção e pagar juros do cartão de crédito por atraso ou porque não conseguiu pagar a fatura em sua totalidade, não é mesmo?

Verifique seu planejamento financeiro com calma e identifique qual montante poderá ser gasto na Black Friday sem implicações para o orçamento familiar.

Com planejamento, organização e muita atenção às finanças e ao uso do cartão de crédito, no entanto, qualquer pessoa consegue sim fazer boas compras e aproveitar os melhores descontos que a Black Friday oferece aos consumidores. Coloque estas dicas em prática no mês de novembro – e em todos os meses do ano – e consiga, de uma vez por todas, fazer boas compras não apenas na Black Friday, mas no seu dia a dia!

E você, tem alguma dica para ajudar outros consumidores a aproveitar a Black Friday sem se endividar? Compartilhe com a gente a sua opinião e deixe um comentário neste post!


Publicado em: 01/01/1970 00:00:00
Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp