Dicas para organizar o orçamento e fugir da inadimplência

Dicas para organizar o orçamento e fugir da inadimplência

O aumento da inflação e do desemprego vem causando o a inadimplência dos consumidores brasileiros. 

A alta já é considerada o pior resultado dos últimos três anos e as famílias brasileiras estão com dificuldade para pagar até mesmo contas de serviços básicos como água e luz: a inadimplência não bancária registrou aumento de 10,2%. Em comparação com o ano passado, o valor médio apresentou alta de 24,6%.

A primeira coisa a fazer quando se está endividado, é saber a quantia líquida recebida, com os descontos da folha de pagamento, e o valor total dívida. Só assim o consumidor saberá a quantia de dinheiro que está entrando e saindo de casa.

Não fazer o levantamento de todos os gastos domésticos é um dos grandes erros das famílias brasileiras. “

→ Operações com opções usadas por Bancos Centrais podem aumentar rentabilidade com mesmo risco e estão disponíveis para investidor comum; conheça

Já para quem precisa pagar contas altas como cartão de crédito, o especialista afirma que o crédito consignado pode ser uma boa opção para liquidar de vez a dívida. O rotativo do cartão tem os juros mais altos, com o consignado que possui juros menores, é possível saldar toda a dívida maior e assumir uma menor.

Lembre-se que entrar nos juros rotativos do cartão pode ser uma armadilha para quem já tem contas para pagar. De acordo com o Banco Central, a taxa de juros do rotativo do cartão está hoje em 13,57%, ou 360,6% ao ano.

É importante, também, se planejar antes de adquirir qualquer coisa. O advogado orienta a fazer um questionamento antes de fazer qualquer compra.

Se pergunte se você realmente precisa daquele item naquele momento ou se pode ser adiado. Você tem outras dívidas como aluguel, água e luz., separe o seu salário em três partes: dívidas fixas, variáveis e emergenciais e lembre-se sempre de se controlar para não gastar além do que pode.


Publicado em: 01/01/1970 00:00:00
Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp