Como Estabelecer Metas Financeiras Passo a Passo (e Alcançá-las)

Como Estabelecer Metas Financeiras Passo a Passo (e Alcançá-las)

Estabelecer metas financeiras pode ser o primeiro passo para conquistar sua independência econômica.

Isso porque, sem definir objetivos, é muito mais difícil saber o que você precisa fazer. 

Você certamente já sabe que precisa ter metas para investir com sucesso.

Mas como estabelecer suas metas financeiras? E, principalmente, o que fazer para alcançá-las? 

As metas financeiras servem como um guia. Ou seja, um direcionamento na hora de tomar suas decisões financeiras - como quais investimentos escolher ou quanto você precisa guardar. 

Para criar metas realistas, que realmente potencializam o desempenho do seu dinheiro, você precisa aprender alguns conceitos antes e foi para te ajudar com isso que preparamos esse artigo!

A seguir, você confere tudo que precisa saber para estabelecer suas metas financeiras, incluindo exemplos. Vamos falar sobre: 

  • Metas Financeiras de Curto, Médio e Longo Prazo
  • Como Estabelecer Metas Financeiras
  • Por que Você Precisa Criar Metas Financeiras 
  • Revise suas Metas com Frequência
  • Exemplos de Metas Financeiras para 2019
  • Comece a Investir e Atinja suas Metas Mais Rápido 

Boa leitura!

 

Metas Financeiras de Curto, Médio e Longo Prazo

Como-Estabelecer Metas Financeiras curto medio longo prazo

Essa é a hora de decidir as suas metas financeiras de acordo com o prazo

Antes de mais nada, você precisa saber que existem três tipos de metas: as de curto, médio e longo prazo.

Uma das características mais importantes da meta financeira bem planejada é que você deve ter um prazo. Ou seja, um espaço de tempo no qual precisa alcançar a meta. Sem prazos, é muito fácil adiar as ações - e acabar não chegando em lugar nenhum. 

Curto Prazo

As metas de curto prazo devem ser alcançadas, no máximo, em alguns meses. Alguns exemplos são: começar a economizar dinheiro ou dar início a um investimento mensal (como no Tesouro Direto). 

Aqui, você deve pensar nas necessidades mais urgentes ou imediatas. Um bom exemplo é a quitação de dívidas, em especial as com juros mais altos. 

Médio Prazo: 

As metas de médio prazo normalmente visam objetivos maiores, que requerem maior investimento para serem alcançados. Em termos de tempo, você deve considerar de médio prazo suas metas para um ou dois anos. 

Por exemplo, fazer uma viagem internacional ou uma festa de casamento. 

Longo Prazo:

Essas são as metas que necessitam de muito planejamento e investimentos consideráveis para ser alcançadas. Como comprar uma casa, ou passar a viver de dividendos. 

Também são consideradas metas de longo prazo aquelas que visam garantir seu conforto no futuro, como uma previdência privada. 

Como Estabelecer Metas Financeiras Passo a Passo

Como-Estabelecer-Metas-Financeiras-Passo-a-Passo1

Aprenda a planejar suas metas de forma efetiva

Agora você já sabe o que são metas de curto, médio e longo prazo. Então, é hora de aprender, na prática, como estabelecer suas metas financeiras. 

Para isso, preparamos um passo a passo. Assim você não pula nenhuma etapa, e alcançará seus objetivos com maior facilidade. 

Como regra geral, é sempre bom lembrar do método SMART para metas. Ou seja, uma meta adequada é: 

  • S: Specific - Específica
  • M: Measurable - Mensurável 
  • A: Achievable - Alcançável e realista
  • R: Relevant - Relevante para seus objetivos
  • T: Time Based - Atreladas a um prazo

Tendo isso em mente, vamos começar:

Passo 1: Determine seus objetivos

As metas financeiras são pequenas tarefas que irão ajudar você a alcançar seus objetivos. Por exemplo, conquistar a independência financeira, ou gerar uma renda passiva suficiente para que sua família fique mais confortável. 

É importante lembrar: o objetivo é aquilo que você quer alcançar. Suas metas financeiras são tarefas menores que, juntas, ajudarão você a chegar lá. 

Por exemplo, se seu objetivo é comprar uma casa, você terá como metas conseguir dinheiro para a entrada e uma renda que cubra as prestações. 

Então, o primeiro passo é saber qual seu objetivo - e em quanto tempo você quer alcançá-lo. 

Passo 2: Identifique etapas e estabeleça prazos

Agora que você já sabe onde quer chegar, identificar o que você precisa para isso é muito mais fácil. Essas etapas, ou tarefas menores a cumprir para conquistar seu sonho, são suas metas. 

Lembre-se do método SMART. Essa é a hora de se perguntar: 

  • Essa meta é específica? Ou seja, eu defini exatamente quanto dinheiro preciso investir, com que frequência e todos os outros detalhes necessários? 
  • É possível acompanhar o desempenho dessa meta com números? 
  • Essa meta é realista para minhas condições de vida e pode ser alcançada sem comprometer outros fatores?
  • Essa meta é relevante para o meu objetivo final? Ou seja, isso vai me ajudar mesmo a conquistar meu objetivo? 
  • Eu posso estabelecer um prazo realista para essa meta? 

Parabéns, você já tem suas metas financeiras! Mas ainda é preciso se organizar para alcançá-las. 

Então, divida essas etapas em curto, médio e longo prazo. 

Passo 3: Seja realista

Criar metas desafiadoras e que tirem você da sua zona de conforto é muito importante. No entanto, quando o assunto é sua vida financeira, você também deve considerar sua segurança. 

Metas ambiciosas demais podem fazer mais mal do que bem. Primeiramente porque você pode acabar correndo riscos desnecessários ou comprometendo o padrão de vida da sua família. 

Mas existe outro problema com metas que não são realistas: cada vez que você não consegue atingir suas metas financeiras, ficará mais desmotivado. 

Muitas pessoas desistem do planejamento financeiro porque estabelecem metas inatingíveis. É difícil continuar tendo disciplina e motivação se você nunca consegue atingir seus objetivos. 

Então, é importantíssimo pensar em metas financeiras realistas. As melhores metas também são um pouco desafiadoras: assim, quando você tem sucesso, se sentirá ainda mais inspirado para continuar!

Passo 4: Organize o planejamento

Você já estabeleceu metas financeiras de qualidade, que são realistas e que vão te levar para mais perto dos seus objetivos. Agora, é hora de colocar seu plano no papel - ou, melhor ainda: em uma planilha.

Organizar seu planejamento em um documento que possa ser consultado e atualizado é fundamental. Dessa forma, você sabe como está se saindo, o que ainda precisa fazer e como pode melhorar seu desempenho. 

Sempre recomendamos que você tenha também seu planejamento financeiro. Isso ajuda a manter suas metas realistas e acompanhar seu progresso. 

Passo 5: Acompanhe seu desempenho

Uma boa meta pode ser medida de maneira objetiva. Assim, você sabe exatamente como está seu progresso e, principalmente, se ele está condizente com os prazos estabelecidos. 

Isso é verdade para qualquer tipo de objetivo. No entanto, quando o assunto são metas financeiras, é ainda mais importante que você acompanhe os números de perto. 

Se você nunca consegue atingir suas metas de curto prazo, por exemplo, talvez seja necessário fazer alguns ajustes. Se você acompanha seu desempenho de perto, é mais fácil identificar onde você pode implementar melhorias. 

Se uma meta não foi atingida, vale a pena se perguntar: 

  • Essa meta era realista? 
  • O que me impediu de atingir a meta? 
  • O que posso fazer para ter uma performance melhor nesse ponto?

Para responder essas perguntas, você precisa ter um controle detalhado do quanto ganha, quanto gasta - e onde - e como investe seu dinheiro. 

Por que Você Precisa Criar Metas Financeiras

Por incrível que pareça, muitas pessoas ainda acreditam que criar metas financeiras não é necessário para alcançar os seus objetivos. 

É verdade que, sem ações concretas, as metas não ajudam em nada. Mas o contrário também é verdadeiro: ações sem planejamento podem causar mais problemas do que ajudar. 

Ter um plano é o primeiro passo para conquistar qualquer objetivo. Por que seria diferente quando o assunto é o seu dinheiro? 

Para ter sucesso, você precisa estar bem informado e sempre saber qual será seu próximo passo. 

E ter metas financeiras é importante por mais motivos além do planejamento. Quando você divide um objetivo em etapas menores, é mais fácil se manter motivado e enxergar que seu sonho é, sim, possível. 

Toda vez que você atinge uma de suas metas, sabe que está mais próximo do seu objetivo. E mais, tem informações concretas sobre como e quando chegar lá. 

A Importância das Metas no Planejamento Financeiro

Se você já faz um planejamento financeiro, provavelmente estabelece metas financeiras - mesmo sem perceber. Isso porque um é parte integral do outro: não existe planejamento sem metas. 

Mesmo que você tenha uma planilha pessoal para garantir que não gasta mais do que ganha, você tem uma meta: manter a conta no azul todo final de mês. 

Porque não, então, dar o próximo passo e começar a pensar no futuro? Você pode começar com metas simples, de curto prazo. Por exemplo:

  • Quitar dívidas;
  • Investir uma quantia específica todo mês;
  • Criar um fundo de emergência. 

 

Exemplos de Metas Financeiras para 2020

Como Estabelecer Metas Financeiras exemplos

É mais fácil economizar quando você tem um sonho atrelado às metas

O melhor jeito de aprender é com exemplos práticos. Por isso, montamos uma lista com metas financeiras que você pode estabelecer esse ano. 

Começamos com alguns objetivos de curto prazo, mas também incluímos alguns planos maiores. Não há momento melhor para começar do que agora, afinal. 

Confira nossos exemplos de metas financeiras para adotar em 2020: 

Fundo de emergência

A primeira coisa que você precisa fazer para organizar suas finanças é construir um fundo de emergência. 

Isso é, uma quantia de dinheiro que cubra os custos de vida da sua família por, ao menos, seis meses. Por exemplo, se você gasta em média R$ 2 mil todo mês com contas, alimentação e lazer para todos, sua reserva deve ser de R$12 mil. 

Como o nome já diz, esse dinheiro é apenas para emergências. Despesas médicas inesperadas e desemprego são alguns exemplos. 

Por isso, você deve escolher um investimento de alta liquidez para construir esse fundo. Isso significa que, quando você precisar do dinheiro, poderá resgatá-lo imediatamente sem perder rendimentos.

 

Casar

Uma festa de casamento pode sair bem caro. Mesmo as cerimônias mais simples exigem bastante planejamento. Por isso, o casamento é considerado uma meta de médio prazo. 

Nesse caso, você vai precisar: 

  • Fazer uma estimativa do custo total;
  • Estabelecer uma data aproximada. 

Você pode atingir essa meta bem mais rápido se, ao invés de apenas poupar, investir. Assim, seu dinheiro rende mais. 

Viajar

Dependendo do destino, guardar dinheiro para uma viagem pode ser uma de curto ou médio prazo. Por exemplo, ir sozinho para outro estado do Brasil é bem mais barato - e exige menos planejamento - do que passar as férias no exterior em família. 

Não esqueça de colocar na sua conta para essa meta algum dinheiro para gastar durante a viagem. 

Comprar uma casa

Comprar uma casa é uma meta de longo prazo. Um imóvel não é um bem barato, afinal, e adquirir um exige planejamento e disciplina. 

Primeiro, você deve conseguir uma boa quantia para a entrada. Lembre-se que, quanto mais você puder oferecer como entrada, melhores as condições do financiamento. 

Sempre que possível, você deve minimizar a parte da sua renda comprometida com parcelas. Quando o assunto é um imóvel, no entanto, o mais comum é que você faça um financiamento. 

Fique atento às condições de pagamento e certifique-se de que sua renda permite o pagamento das parcelas. 

Em metas como essa, é fundamental contar com investimentos que apresentam bons rendimentos. Apenas poupar seu dinheiro dificilmente será suficiente para comprar um imóvel dentro do prazo que você planeja. 

 

Quitar dívidas

Quitar suas dívidas deve sempre ser uma prioridade no seu planejamento financeiro. Essa é considerada uma meta financeira de curto prazo: e quanto antes você cumpri-la, melhor. 

Isso porque pagar juros prejudica muito sua receita, dificulta para começar a investir e, muitas vezes, impede que você crie uma reserva. Então, evite os juros sempre que puder. 

 

Viver de renda

Viver apenas dos seus investimentos é um sonho para muitos. Essa é uma meta de longo prazo, e também exige bastante disciplina, mas é possível!

Para isso, além de investir em opções que garantam uma boa renda mensal, você também precisa continuar sempre aprendendo mais. 

Quanto mais você souber sobre como administrar seu dinheiro, mais fácil é conquistar esse objetivo! 

 

Comece a Investir e Atinja suas Metas Mais Rápido

Apenas poupar dinheiro raramente é suficiente para atingir suas metas. Principalmente com a poupança rendendo tão pouco nos últimos anos. Por isso, investir pode ser a solução que você precisa!

E não é difícil começar. Existem opções super seguras e previsíveis para quem ainda não entende muito sobre o mercado financeiro. 

 

Conclusão

Como Estabelecer Metas Financeiras conclusao

Pronto para realizar suas metas financeiras?

Estabelecer metas financeiras realistas e específicas é o primeiro passo para conquistar seus objetivos! 

Nesse artigo, você aprendeu tudo que precisa saber para organizar melhor seu planejamento financeiro e começar a realizar seus sonhos. 

Mas apenas guardar dinheiro não é o suficiente. Você precisa investir para melhorar seus rendimentos e conseguir atingir suas metas financeiras muito mais rápido. 

 

Obrigado por ler até aqui. Bons investimentos!

Fonte


Publicado em: 01/01/1970 00:00:00
Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp